Tratamentos

Rinoplastia

rinoplastia

Com sua posição privilegiada no rosto, o nariz é literalmente o centro das atenções quando se trata da busca pelo ideal estético facial. A preocupação com a aparência data de séculos atrás e não é coincidência que justamente a rinoplastia seja considerada a mãe das cirurgias plásticas. A vontade de sentir-se bem na própria pele e conseguir assim uma melhora na qualidade de vida é natural nos seres humanos e cirurgias como a rinoplastia estão em foco para auxiliar a obtenção de uma melhor auto-estima. A importância de um nariz simétrico aos outros elementos que formam a face é aperfeiçoar o cartão de visitas de cada um.

 

Informações específicas

 Tipo de anestesias

Pode ser usada tanto a anestesia local quanto a geral, ou ainda, a associada. Há possibilidade de que a escolha seja feita pelo(a) cliente, todavia com prévia ponderação de sua conveniência com o(a) cirurgião(ã).

Tempo de duração

Em média120 minutos, podendo ser prolongado de acordo com a necessidade do caso.

Período de internação

Meio período para as cirurgias realizadas sob anestesia local.

24 horas, quando utilizada anestesia geral.

12 a 24 horas, quando a anestesia for associada.

Evolução pós-operatória

Aé que se atinja o resultado desejado, diversas fases evolutivas ocorrerão e são características desse tipo de cirurgia. Assim, é plenamente normal que o(a) paciente tenha que conviver, por alguns dias, com dificuldade respiratória, manchas roxas (infiltrado sangüíneo) e edema (inchaço), sendo este último o que se prolonga por mais tempo. Tais reações são variáveis de pessoa para pessoa, contudo é necessário proporcionar o necessário tempo ao organismo para que ele “administre” esta nova situação.

NENHUM RESULTADO DE CIRURGIA ESTÉTICA DE NARIZ DEVERÁ SER AVALIADO ANTES DO 6º MÊS DE PÓS-OPERATÓRIO.

Cicatrizes

Praticamente não existe cicatriz aparente na cirurgia estética de nariz. Deve-se isso ao fato das incisões serem feitas “dentro do nariz”, ou nos sulcos. Em casos especiais, quando é necessário trabalhar com as asas nasais, fazem-se pequenas incisões entre as asas e a face, o que, devido à sua localização, torna-se quase imperceptível dentro de poucas semanas. Há ainda a possibilidade de uma incisão na parte inferior do nariz (columela), cuja cicatriz também se tornará imperceptível.

Curativos

Após o término da cirurgia, o nariz é imobilizado com gesso que deve permanecer de 8 a 10 dias, período após o qual é retirado no consultório. Ele é importante para a 1ª fase de modelagem do nariz. Poderá ainda ser utilizado o tamponamento nasal (com gazes vaselinadas), que é deixado por 24 a 48 horas.

Complicações possíveis

Cada organismo reage de maneira diferente. Assim, na totalidade de pacientes há aqueles(as) que atingem um resultado ideal, enquanto outros(as) podem apresentar resultados negativos, em maiores ou menores proporções, independentemente do trabalho médico ter sido feito com o maior zelo, perícia e cautela.

Entre esses resultados negativos que, felizmente, são raros, o(a) paciente pode apresentar:

Infecção,

Necrose de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa)

Necrose da pele

Deiscência de pontos – abertura dos pontos realizados

Trombose venosa – coagulação do sangue dentro das veias

Complicações anestésicas – conforme o tipo de anestesia realizada – podendo acontecer alergia a medicamentos(choque anafilático), hipertermia maligna, cefaleia (dor de cabeça) pós peridural, etc..

Complicações estéticas: cada pessoa tem um tipo de cicatrização e são exemplos de complicações estéticas o aparecimento de quelóides, hipercromia de cicatrizes (escurecimento das cicatrizes), irregularidades da área operada, etc

Recomendações pré-operatórias

  • Comunicar até 2 dias antes da cirurgia, ocorrências como gripe, indisposição, febre, resfriado, coriza ou quaisquer sintomas que afetem a boca, o nariz ou a garganta.
  • Internar-se no hospital/clínica, obedecendo o horário indicado na guia.
  • Em caso de internar-se no mesmo dia da cirurgia, comparecer ao hospital/clínica totalmente em jejum (anestesia geral). Em caso de anestesia local, poderá ingerir, pela manhã, pequena xícara de café com leite e uma bolacha.
  • Evitar bebidas alcoólicas ou refeições fartas na véspera da cirurgia.

Recomendações pós-operatórias

  • Trocar o curativo externo tantas vezes quantas forem necessárias.
  • Tomar cuidado especial com o gesso para não traumatizá-lo, não umidecê-lo e jamais retirá-lo. Só o(a) cirurgião(ã) poderá fazer esta remoção.
  • Obedecer rigorosamente à prescrição médica.
  • Voltar ao consultório para curativos e controle do pós-operatório nos dias e horário marcados.
  • Evite se preocupar com as narinas obstruídas. Aguarde com paciência a retirada dos tampões (caso os esteja usando).
  • Evitar sol de praia num período de 90 dias. Poderá expor-se ao sol ocasional de rua a partir do 15º dia.
  • Não usar óculos até que receba autorização para tanto.
  • Consultar este folheto informativo tantas vezes quantas se fizerem necessárias para esclarecer e eliminar perfeitamente suas dúvidas. Restando algum questionamento, contatar com seu(sua) cirurgião(ã).
  • O bom resultado final também depende de você.

 

Outras informações:

Escolha do novo nariz:

A liberdade de escolha do novo nariz, pelo(a) paciente, vai até um certo limite, que é determinado pelo equilíbrio estético que deverá haver entre o nariz e a face, o que será fruto de um detalhado estudo entre o(a) paciente e o(a) cirurgião(ã). Alguns exemplos podem ser dados por imagens, montagens, estudo gráfico do perfil, máscaras de gesso, etc., TODAVIA, ISTO NÃO QUER DIZER QUE O RESULTADO FINAL SEJA EXATAMENTE AQUELE PROGRAMADO, pois mesmo o(a) cirurgião(ã) fazendo uso da técnica correta, ainda existe, paralelamente, o fator pessoal de cada cliente, e que vai interferir no resultado final. (Ex.: tipo de pele, idade, cirurgia anterior, cuidado no pós-operatório, etc.). Lembrar, ainda, que toda cirurgia, e em especial a de Rinoplastia, pode necessitar de um retoque, o que é normal e usual.

Dor:

Geralmente este tipo de cirurgia não apresenta dor no pós-operatório. Todavia, se ocorrer, será facilmente debelada com os analgésicos prescritos como preventivos.

Sangramento:

Nas primeiras 48 horas existe um sangramento que é normal, razão pela qual é colocado um curativo de proteção, sobreposto à abertura do nariz. Esse curativo poderá ser trocado em casa, quantas vezes se fizer necessário.

Posição para dormir:

nos primeiros dias, sempre com a cabeça em posição discretamente elevada, mantendo sempre a face voltada para cima (nunca lateralmente).

A respiração após a cirurgia:

Sempre que possível, a Rinoplastia estética procura melhorar as condições respiratórias do(a) paciente, quando essas já são precárias no nariz original, pois, na maioria das vezes, esses problemas de devem ao desvio de septo que é corrigido no mesmo ato cirúrgico, sendo um procedimento inerente ao trabalho do cirurgião plástico. Todavia, quando a correção simultânea de septo e da pirâmide nasal demanda cuidados especiais, é recomendável que a cirurgia estética se faça numa segunda oportunidade, após ter sido corrigido o septo por um especialista da área.

Evolução para o resultado final:

Várias são as fases, conforme já mencionado, portanto, o resultado final não é imediato. Ao retirar-se o gesso (em torno do 7º dia), mesmo corrigidos os principais defeitos do nariz, ele vai mostrar-se aquém do desejado, devido ao inchaço, o que irá diminuindo, gradativamente, até desaparecer em torno do 6º mês (esse período pode ser menor ou maior, dependendo do biotipo de cada paciente). O resultado de uma Rinoplastia é praticamente definitivo, ressaltando-se, porém, que após os 50 anos de idade, todo nariz começa a apresentar alterações morfológicas compatíveis com a idade, bem como devido à transformação apresentada pela pele que o reveste.

Lembrete importante:

Toda cirurgia envolve risco e toda intervenção com finalidades tanto estéticas quanto reparadoras pode necessitar retoques

 

O código de normas e condutas do cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbe a exibição de fotos de pré e pós-operatório, mesmo que haja autorização do paciente. Proíbe ainda o uso de fotos de partes do corpo. A divulgação de preços e condições de pagamento em meios de comunicação, como jornal e TV é vedada.


Dúvidas? Entre em contato e marque sua consulta

  contato@drmarceloruback.com.br

61 3364.3301 – Centro Clínico do Lago (ICL)

61 3234.3400 – LÚMINES Centro de Laser e Estética