Prótese de Glúteo

gluteo

Implante de glúteo / gluteoplastia

Uma das cirurgias com maior aumento de procura nos últimos anos, a prótese glútea, constitui-se em uma cirurgia já bem estabelecida que pode ressaltar, remodelar e rejuvenescer o bumbum, através de um procedimento seguro e de excelente resultado estético.

Informações específicas

Tipo de anestesias

Normalmente peridural com sedação, raramente anestesia geral, a paciente dorme durante toda a cirurgia e só acorda após o término do procedimento.

Tempo de duração

Em torno de 90 a 120 minutos.

Período de internação

De 12 a 24 horas, dependendo da recuperação pós operatória e da sensibilidade da paciente à dor. Pacientes de fora de Curitiba também deverão ficar 24 horas, já que viagens longas são bastante desconfortáveis antes de 24 horas.

Evolução pós-operatória

A paciente é operada normalmente pela manhã, e recebe alta à noite ou no outro dia pela manhã. São ministrados analgésicos bastante potentes e não é usado nenhum tipo de dreno.

Nos primeiros 15 dias o principal cuidado é o de não apoiar a região operada, sendo assim ao sentar-se a paciente deverá apoiar somente a coxa e não o bumbum, também para deitar a posição deverá ser de barriga para baixo até o décimo dia, quando então ela poderá deitar de lado.

Após 15 dias são retirados os pontos e a paciente pode começar a apoiar a região operada gradativamente, aumentando o peso e a movimentação.

Normalmente com 15 dias a paciente pode voltar às atividades normais, exercícios físicos somente após 60 dias.

Cicatrizes

A cicatriz fica localizada no sulco intergluteo, (entre os dois lados do bumbum), um local bastante escondido e de boa cicatrização.

Curativos

A paciente poderá lavar a região já no primeiro dia após a cirurgia devendo tomar o cuidado de secar bem após cada banho. Para ir ao banheiro não há nenhuma restrição e após a paciente deverá fazer a higiene com água e sabonete tomando os mesmos cuidados do banho (passar anti-séptico e secar bem).

Complicações possíveis

Cada organismo reage de maneira diferente. Assim, na totalidade de pacientes há aqueles(as) que atingem um resultado ideal, enquanto outros(as) podem apresentar resultados negativos, em maiores ou menores proporções, independentemente do trabalho médico ter sido feito com o maior zelo, perícia e cautela.

Entre esses resultados negativos que, felizmente, são raros, o(a) paciente pode apresentar:

Infecção,

Necrose de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa)

Necrose da pele

Deiscência de pontos – abertura dos pontos realizados

Trombose venosa – coagulação do sangue dentro das veias

Complicações anestésicas – conforme o tipo de anestesia realizada – podendo acontecer alergia a medicamentos(choque anafilático), hipertermia maligna, cefaleia (dor de cabeça) pós peridural, etc..

Complicações estéticas: cada pessoa tem um tipo de cicatrização e são exemplos de complicações estéticas o aparecimento de quelóides, hipercromia de cicatrizes (escurecimento das cicatrizes), irregularidades da área operada, etc

Recomendações pós-operatórias

A principal recomendação é não apoiar a região operada e manter uma higiene rigorosa da região. Apesar da cirurgia ser dolorosa, essa dor é perfeitamente controlável com os analgésicos prescritos e a qualquer tempo você poderá telefonar para a clinica ou diretamente para o seu medico para tirar qualquer dúvida.

Outras informações:

Lembrete importante:

Toda cirurgia envolve riscos e toda intervenção com finalidades tanto estéticas quanto reparadoras pode necessitar retoques.

Perguntas frequentes

1) Qual é o limite para o aumento do bumbum?

O glúteo não é uma área tão distensível quanto a mama, porque a pele é menos elástica e a camada muscular e a adiposa são muito maiores e mais grossas. Por esse motivo não é possível ter uma variedade de aumento e de formato muito grande. Além disso, o limite de aumento depende da harmonia que o “novo” glúteo vai compor com o resto do corpo da paciente.

2) A cicatriz da gluteoplastia é muito perceptível?

Não. Felizmente este tipo de cirurgia permite que a cicatriz seja disfarçada. Ela fica no sulco interglúteo, na prega natural entre as nádegas e tem em torno de 7 centímetros.

3) Há possibilidade da minha cicatriz ficar visível?

Há pacientes com tendência à cicatrização hiopertrófica, ou seja, a cicatriz fica elevada, semelhante a um queloide. Mas esse supercrescimento do tecido tende a regredir espontaneamente. Outro problema pode ser a formação de queloide propriamente dito. Durante a primeira consulta o cirurgião plástico pode prever essa tendência, ao fazer um questionário sobre a vida clínica pregressa e características familiares. O local da cicatriz da gluteoplastia raramente apresenta problemas desse tipo.

4) Se eu tiver algum problema com a cicatrização há como corrigi-lo?

Existem vários recursos que podem melhorar a situação da cicatriz, tanto cirúrgicos quanto clínicos, mas têm de ser feitos no tempo certo. Não se preocupe, entretanto, com o período inicial do pós-cirúrgico, no qual a maturação da cicatriz ainda não começou a evoluir.

5) Como ficará a forma e a consistência do meu glúteo após a cirurgia?

Após a colocação das próteses, as nádegas terão seu volume aumentado e ocorrerá uma melhora na consistência e forma, porque ficarão com o aspecto “durinho e empinado” que toda mulher deseja. Sem deixar de obedecer à harmonia natural formada pelo tamanho do tronco e pernas.

6) Posso escolher o tamanho e o formato da minha prótese?

O cirurgião plástico e o paciente entrarão em um consenso quanto a prótese ideal a ser colocada, cada caso requer um estudo para que o resultado final fique equilibrado e harmônico.

7) A prótese de silicone pode estourar?

Se o paciente seguir corretamente as orientações do médico, não. O silicone utilizado atualmente para cirurgias desse tipo é de alta tecnologia, portanto muito mais resistente.

8) O resultado final é imediato?

Não. Nenhuma cirurgia plástica apresenta os resultados finais ao final do procedimento. Apesar disso, a gluteoplastia permite que se tenha uma noção muito boa imediatamente de como ficará o bumbum após os 6 meses de espera para a forma definitiva.

9) Eu sentirei muita dor após a gluteoplastia?

Nos primeiros dias é normal sentir dores musculares na área trabalhada, mas nada que não possa ser controlado com analgésicos e antiinflamatórios.

10) Há riscos nesse tipo de cirurgia?

Toda a cirurgia plástica, assim como qualquer procedimento cirúrgico envolve um risco. Este risco é minimizado quando os pré-requisitos de segurança são respeitados

11) Que tipo de anestesia é utilizado na gluteoplastia?

Depende da necessidade do paciente. Pode ser utilizada a peridural ou a geral. O anestesista e o cirurgião escolherão a ideal para você.

12) Quanto tempo dura a cirurgia e a internação?

A cirurgia não passa de uma hora e meia e o paciente permanece internado pelas próximas 24 horas.

13) É necessário retirar os pontos?

Não, porque nesse tipo de cirurgia são utilizados pontos absorvíveis.

14) Vou precisar usar dreno?

Não. Atualmente não utilizamos dreno nesse procedimento.

15) Em quanto tempo poderei tomar banho?

No dia seguinte. Não há restrições quanto ao banho no pós-cirúrgico, somente se recomenda a utilização de sabonete neutro.

16) Quando poderei voltar a me exercitar?

Exercícios como musculação e ginástica podem voltar a ser praticados dentro de um mês. Deve-se evitar, porém, os esportes de contato por mais algum tempo. O cirurgião plástico deverá orientá-lo bem quanto a isso, já que depende da recuperação de cada paciente.

17) Pode ocorrer rejeição da prótese pelo meu corpo?

Na verdade não existe a chamada rejeição da prótese, já que o silicone utilizado na sua produção é inerte à produção de anticorpos. O corpo não o reconhece como um “inimigo”. Há casos em que ocorre uma retração exagerada da cápsula fibrosa do organismo. Isto significa que a região fica endurecida além do normal. Caso isso aconteça, a prótese é retirada. O cirurgião plástico e o paciente devem, então, decidir sobre a possibilidade da colocação de próteses menores e fazer uma nova tentativa.

18) Precisarei fazer uma nova cirurgia para trocar as próteses?

O desenvolvimento tecnológico do silicone cirúrgico e da própria cirurgia aumentou o tempo de permanência com a mesma prótese para cerca de 30 anos. Uma nova cirurgia precisa ser feita sim, mas será feito um corte na mesma cicatriz da anterior.

19) Posso aproveitar a gluteoplastia para fazer outras cirurgias ao mesmo tempo?

Sim. É comum que se associe a cirurgia plástica do glúteo à lipoaspiração, por exemplo. Tudo vai depender da conveniência da associação, que será estudada pelo cirurgião plástico.

O código de normas e condutas do cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbe a exibição de fotos de pré e pós-operatório, mesmo que haja autorização do paciente. Proíbe ainda o uso de fotos de partes do corpo. A divulgação de preços e condições de pagamento em meios de comunicação, como jornal e TV é vedada.

Dúvidas? Entre em contato e marque sua consulta

contato@drmarceloruback.com.br

61 3364.3301 – Centro Clínico do Lago (ICL)

61 3234.3400 – LÚMINES Centro de Laser e Estética