Tratamentos

Rejuvenescimento Facial

lifting

Plástica facial / lifting / rejuvenescimento facial / ritidoplastia

A identidade humana é determinada, primeiramente, pelo rosto – sua estrutura, aparência e expressões. As alterações que afetam a aparência do rosto, determinadas pela idade, podem fazer com que o indivíduo sinta que sua identidade mudou ao longo do tempo. Essas mudanças podem ocorrer nas regiões alta, média e baixa da face. No entanto, as do terço inferior geralmente são as mais aparentes. As modificações incluem o desenvolvimento de linhas profundas nas bochechas e em torno da boca, flacidez e excesso de pele nas bochechas, linha da mandíbula e pescoço e dobras ao redor do pescoço. O lifting facial pode ajudar a diminuir rugas profundas, papadas e flacidez e dobras do pescoço, restaurando uma aparência mais firme e jovem. O procedimento é indicado, geralmente, para pacientes na faixa dos 45 aos 55 anos.

A cirurgia de rejuvenescimento facial é indicada para pessoas que apresentam envelhecimento intenso ou desproporcional à idade. Seu objetivo é eliminar as características que denotam o envelhecimento, que podem ser:

– Queda das pálpebras;

– Queda das sobrancelhas;

– Pronunciamento do sulco naso-geniano;

– Alongamento do lóbulo da orelha;

– Acúmulo de gordura nas laterais do queixo;

– Esmaecimento do contorno do lábio;

– Inversão do lábio superior;

– Apagamento do filtro do lábio superior;

– Rugas e sulcos.

Quando todas as características são tratadas simultaneamente o resultado final é muito eficiente, rejuvenescendo a face do paciente em até dez anos, em muitos casos.

 

Informações específicas
Tipo de anestesias

É usada tanto a anestesia geral quanto a local ou, ainda, a associada. Cada caso é analisado especificamente, restando a escolha determinada pela conveniência do(a) paciente. O resultado final será o mesmo.

Tempo de duração

É variável de paciente para paciente, mas em média demanda em torno de 4 horas para a face/fronte, mais 1 hora para as pálpebras e 6 horas para a face/pescoço, fronte e pálpebras..

Período de internação

Quando a anestesia é local, basta meio período.

Quando se tratar de geral, internação de 24 a 36 horas

Evolução pós-operatória

Diversos elementos caracterizam esse período, entre eles: edemas (inchaço), manchas roxas (infiltrado sangüíneo), hipersensibilidade em algumas áreas e insensibilidade em outras. Esses mesmos elementos podem variar de paciente para paciente, para mais ou para menos, mas fazem parte da evolução normal de um quadro de pós-operatório. Portanto, tenha paciência e lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética de face deverá ser avaliado antes de decorridos 3 meses da intervenção. Além disso, alguns pacientes costumam apresentar um curto período de “depressão emocional”, devido à ansiedade de ver o resultado final.

Lembre-se que o seu organismo trabalha de forma ordenada e dentro de um tempo certo.

Cicatrizes

A presença de cicatrizes é um demonstrativo de uma troca efetuada: trocou-se um aspecto flácido, as rugas e os sulcos, por um rosto mais jovem. Elas são permanentes, contudo, com o passar do tempo se tornam cada vez menos visíveis. Enquanto isso não ocorre, os recursos cosméticos e o uso de penteados adequados disfarçam a contento o que se quer esconder. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade fazem parte de um processo cicatricial normal, sendo, porém passageiros. Lembre-se que cada organismo tem seu processo de cicatrização de maneira individualizada, alguns cicatrizando rapidamente, até quase o desaparecimento e, outros, de forma mais demorada, deixando uma marca mais visível.

Essa diversidade de reação está ligada à sua genética e, sobre esse área, seu médico não tem poderes.

Curativos

São usados curativos com compressas úmidas. O grande curativo (tipo bandagem) é retirado nas primeiras 24 horas de pós-operatório, podendo ainda permanecerem curativos leves sobre as cicatrizes residuais, caso sejam necessários.

Complicações possíveis

  • Formação de hematomas por elevação da pressão arterial (podendo levar à necrose da pele por distensão);
  • Necrose de pele em pacientes fumantes, pela ação da nicotina nas paredes dos vasos sangüíneos;
  • Lesão de nervo da face (podendo causar paralisia temporária ou definitiva);

Lifting profundo:

Por ocasião de um procedimento cirúrgico como o de Rejuvenescimento Facial, quando é realizado o levantamento da musculatura da região central da face, é comum e normal que o edema se prolongue por mais tempo, em razão do descolamento da musculatura ter se dado em um plano mais profundo.

O Lifting Profundo Periostal apresenta a grande vantagem de reposicionar a musculatura da face, elevando as “maçãs” do rosto e proporcionando, com isto, uma maior jovialidade ao (à) paciente.

A desvantagem é representada pela persistência do edema facial, que pode chegar até a 6 meses. Em contrapartida, o resultado de rejuvenescimento é mais duradouro.

Cada organismo reage de maneira diferente. Assim, na totalidade de pacientes há aqueles(as) que atingem um resultado ideal, enquanto outros(as) podem apresentar resultados negativos, em maiores ou menores proporções, independentemente do trabalho médico ter sido feito com o maior zelo, perícia e cautela. Entre esses resultados negativos que, felizmente, são raros, o(a) paciente pode apresentar:

Infecção,

Necrose de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa)

Necrose da pele

Deiscência de pontos – abertura dos pontos realizados

Trombose venosa – coagulação do sangue dentro das veias

Complicações anestésicas – conforme o tipo de anestesia realizada – podendo acontecer alergia a medicamentos(choque anafilático), hipertermia maligna, cefaleia (dor de cabeça) pós peridural, etc..

Complicações estéticas: cada pessoa tem um tipo de cicatrização e são exemplos de complicações estéticas o aparecimento de quelóides, hipercromia de cicatrizes (escurecimento das cicatrizes), irregularidades da área operada, etc.

Recomendações pós-operatórias

  • Evite molhar o curativo do couro cabeludo por 24 horas;
  • Aplique compressas de algodão embebido em água fria filtrada ou soro fisiológico sobre os olhos várias vezes ao dia, renovando-as a cada 30 minutos, durante os primeiros 5 dias;
  • Alimente-se normalmente;
  • Evite sol, vento e friagem por 30 dias;
  • Quando sair à rua, use óculos escuros e lenço nos cabelos;
  • Obedeça à prescrição médica;
  • Volte ao consultório para os curativos nos dias estipulados;
  • Consulte o folheto de instruções quantas vezes forem necessárias;
  • Lembre-se que o bom resultado final também depende de você.

Outras informações:

Fotografias: Deverão ser tiradas fotos sob idênticas condições técnicas tanto no pré, como no pós-operatório, pois se constituem na única maneira de avaliação do resultado obtido.

 

Retirada dos pontos: Os pontos das pálpebras são removidos 3 a 5 dias após o ato cirúrgico. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre 8 e 15 dias.

 

Oclusão ocular: Em geral não há necessidade de curativos oclusivos; o que se recomenda é a aplicação de compressa de algodão embebido em água fria filtrada ou soro fisiológico, várias vezes ao dia, o que dá uma sensação de conforto e diminui o edema das pálpebras, que é plenamente normal no pós-operatório.

 

Dor: A evolução desse tipo de cirurgia estética é geralmente indolor. Todavia, como a sensibilidade varia de pessoa a pessoa, alguns casos poderão apresentar uma discreta sensação dolorosa, o que será perfeitamente sanada com uso de analgésicos comuns.

 

Corte dos cabelos: Antes da cirurgia poderá ser necessário (ou não) um discreto corte que se localizará apenas nas áreas onde ficarão as cicatrizes. No pós-operatório imediato esse inconveniente será perfeitamente disfarçado pelo uso de um penteado adequado.

Cuidado com os cabelos: Entre o 2º e o 7º dia de pós-operatório seus cabelos já poderão ser lavados e penteados, todavia esses atos devem ser desempenhados com cautela e delicadeza. Para secá-los, faça uso de secador manual com ar discretamente aquecido (nunca quente). Caso use tinturas, essas estarão liberadas apenas após a 3ª semana da cirurgia.

 

Uso de maquiagem: Nas pálpebras, 3 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno de 10 dias. Como este prazo pode variar de acordo com a sua recuperação, peça sugestões ao seu cirurgião.

 

Lembrete importante: Toda cirurgia envolve risco e toda intervenção com finalidades tanto estéticas quanto reparadoras pode necessitar retoques

 

Toda cirurgia envolve riscos que devem ser muito bem avaliados e entendidos antes de decidir pelo procedimento. Profissionais sérios costumam alertar seus pacientes quanto a esses riscos e dar toda a orientação quanto às medidas de segurança que serão tomadas em cada caso.

 

O código de normas e condutas do cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbe a exibição de fotos de pré e pós-operatório, mesmo que haja autorização do paciente. Proíbe ainda o uso de fotos de partes do corpo. A divulgação de preços e condições de pagamento em meios de comunicação, como jornal e TV é vedada.


Dúvidas? Entre em contato e marque sua consulta

  contato@drmarceloruback.com.br

61 3364.3301 – Centro Clínico do Lago (ICL)

61 3234.3400 – LÚMINES Centro de Laser e Estética